Adicionando Beleza ao Jardim com um Caramanchão

Adicionando Beleza ao Jardim com um Caramanchão

Este post pode conter links afiliados. Saiba sobre aqui.

Os Caramanchões em um jardim, seja em casa ou em um parque público,

criam uma passagem charmosa ou recantos onde podemos sentar e apreciar a natureza a nossa volta, com uma deliciosa sombra.

Também conhecidos como mandris, os caramanchões são uma antiga tentativa de trazer e realçar a beleza em um jardim.

Os primeiros caramanchões foram usados nos jardins egípcios e esse recurso foi se alastrando em outras paisagens como na antiga Grécia. Em Roma nos anos 400 a.C e 400 d. C. marcaram muitos pátios elaborados nos lares romanos. Nos jardins japoneses, ganharam destaques em 500 a.C e na Pérsia nos anos 200 a 600 d.C.

Na China surgem como os místicos “portões lunares”, presentes nos jardins da nobreza chinesa, traziam boas vindas auspiciosas e prósperas para aqueles que passavam por eles.

Nos anos de 1600 a 1700, surgem majestosos nos jardins da cidade e palácios franceses enquanto que, nas áreas urbanas surgem com aparências mais naturais tornando desta mesma forma, tema principal pelos paisagistas ingleses nos anos de 1800.

Caramanchões, treliças e pérgulas, quais são suas diferenças?

Comumente confundidos, essas três soluções paisagísticas desempenham papéis diferentes, embora todas possam servir de estrutura para as plantas verticalizarem.

O caramanchão é uma estrutura independente, um portal vivo em seu jardim, no qual você pode passar.

 

imagem Pinterest

As treliças são grades fixadas ou apoiadas em muros, cercas e paredes, ou até sendo uma parede, que servem de suporte para plantas do tipo trepadeiras se enroscarem.

imagem Pinterest

Pérgulas ou pergolados, são vigas espaçadas entre duas paredes, como uma cobertura vazada onde pode cumprir uma função de brise para controlar a incidência solar, um abrigo para automóveis e ainda suporte para as trepadeiras.


imagem Pinterest

Uma forma interessante de memorizar as diferenças seria imaginar um ambiente, ou uma casinha onde a porta dessa casinha seria o caramanchão, as paredes as treliças e o teto a pérgula.

 

Bricolando um Caramanchão

Se você adora uma bricolagem, colocar a mão na massa, pode dar aquela repaginada em seu jardim ou quintal criando um caramanchão.

Se você tem habilidades e ferramentas pode criar o seu próprio caramanchão do zero, mas também pode adquirir kits prontos para montar.

Aqui vão algumas dicas para você analisar na hora de desenvolver esse projeto:

1– use materiais de qualidade: criar um caramanchão pequeno é uma tarefa fácil, só precisa de paciência para fazer as pesquisas e comparar preços sejam eles de madeira ou em metal. Parafusos, porcas arruelas, caso você não considere um kit pronto, também tem que ser de qualidade ,afinal precisam sustentar a estrutura e aguentar as intempéries.

 2– para estabilizar o caramanchão, é interessante chumba-lo ou aparafusa-lo em uma estrutura de concreto abaixo do nível do solo.

3– tenha um nível para determinar se os pilares do caramanchão estão alinhados em alturas iguais. Um nível também ajudará estabelecer o prumo dos pilares, para que não fiquem tortos.

4– caso você pense em reutilizar madeiras rejeitadas nas madeireiras ou marcenarias, tenha paciência para separar e escolher as melhores para garantir uma boa estrutura.

5– materiais que você vai precisar se for construir um em madeira: serra circular ou serrote, escada, carrinho de mão, martelo, chave, bit de pá, pá, mangueira de jardim, nível de carpinteiro, furadeira, cinzel de madeira.

Tipos de caramanchão

Arqueados: um clássico nos jardins. Feitos em geral em metal ou madeira, possuem comumente suportes com forma de escada ou quadriculado que se encontram em cima formando um arco.

Jasmins, maracujás, capuchinhas ou madressilvas são algumas das plantas que ficam bem em caramanchões em arco.

imagem Pinterest

Portão Lunar: com forma circular, são indicado para lugares mais espaçosos, pois são mais largos. Podem ser feitos de pedras, ripas, metal e podem ser utilizados como uma escultura minimalista no jardim, sem plantas.

Fica muito interessante também, se houver espaço, fazer um túnel com esse formato, espaçando um caramanchão do outro com 1,5m de distância por exemplo. Enrosque trepadeiras floridas como a clematite ou até mesmo parreiras de uva.

Empena: tem o topo como um telhado de duas águas, e são muito utilizado em jardins no estilo inglês. Geralmente são feitos em madeira, bem desenhadas e o topo do telhadinho não fica totalmente encoberto pelas plantas.

Roseiras, cipó beija-flor e suzana-dos-olhos-negros ficam muito bem nesse tipo de caramanchão.

imagem Pinterest
imagem Pinterest

Caramanchões com banco: como dissemos, o caramanchão pode abrigar um banco e criar um recanto para apreciar a natureza. Geralmente são erguidos com 3 lados, para formar um nicho e as plantas mais utilizadas para se enroscar nesse tipo de caramanchão. Mas uvas e heras também ficam muito bem nessa estrutura

imagem Pinterest

Considere um caramanchão para criar um ponto focal em sua área verde. Navegue pela rede, principalmente o Pinterest e inspire-se  a criar o seu caramanchão!

gostou do que leu? compartilhe este artigo

Salve esse Pin!

guarde a inspiração para mais tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Você não pode copiar o conteúdo desta página