O Solo dos Canteiros Elevados

Este post pode conter links afiliados. Saiba sobre aqui.

Criar canteiros elevados, é tão somente, criar seu jardim ou horta acima do solo existente.

Isso pode ser feito de diversas formas: canteiros feitos com tijolos, pedras, madeira, metal ou plástico. Dá para ser muito criativo quanto a isso, além de sistemas já prontos.

As alturas são variadas, geralmente na linha da cintura, e a profundidade vai depender do tipo de cultivo a ser plantado.

Os benefícios desse sistema vão desde a melhoria da acessibilidade do jardineiro quanto a melhoria na drenagem do solo.

Esteticamente o uso de canteiros elevados trazem um aspecto mais organizado no jardim.

As diferenças do solo do canteiro elevado e o solo no chão

Uma diferença bem importante é quanto a material orgânico, umidade , humidade e calor do solo .

Em um solo elevado, a quantidade de húmus ou matéria orgânica é bem menor que o solo no chão. O solo do chão é muito mais compactado, por conta disso a umidade dele é maior.

Porém, com a rega regular, essa compactação deixa a terra como concreto e dificulta o crescimento das raízes. E mesmo tendo uma quantidade de nutrientes grande, não é indicado colocar terra do chão do seu jardim nos canteiros elevados. O mesmo vale para vasos.

Solos duros e compactados não produzem boas plantas.

Para os canteiros elevados as receitas de um solo ideal são variadas, mas geralmente, metade do solo tem um bom composto que vai conseguir nutrir e reter a umidade. Se você já tem compostagem, pode usá-la em 30% na mistura ou então adquirir terra pronta nas lojas de jardinagem.

O composto orgânico deixa o solo menos compacto, conseguem reter mais água e criam mais espaços aéreos ou bolsas de ar, dando um impulso de nutrição saudável.

Importante também dar atenção a drenagem, utilizando pedras e cacos de cerâmica no fundo do canteiro, por exemplo.

Uma boa indicação que o solo do canteiro esta saudável, é ele estar soltinho, com uma coloração escura (dependendo da matéria orgânica ), bem drenado e úmido.

Se onde você está o inverno é intenso, procure colocar palha ou folhas pra cobrir o solo, dessa forma evitará a perda de matéria orgânica.

Vantagens do cultivo em canteiros elevados

Solo – caso o solo do seu jardim não esteja bom, para a espécie de planta que você que cultivar, você pode colocar um mais apropriado no seu canteiro. Exemplo, o solo do seu jardim é muito ácido para sua planta, você pode fazer uma mistura mais adequada para o seu canteiro.

Isso abre seu leque de opções no plantio, porque você pode criar vários tipos de solo em cada canteiro.

Drenagem a drenagem flui melhor em canteiros elevados, mas também por isso, vai trazer uma necessidade de checar esse solo com mais frequência. Principalmente nos dias quentes, caso receba a luz solar diretamente.

Ervas-daninhas vão aparecer menos no canteiro elevado, se este estiver bem preenchido com plantas. E com o solo mais solto, ficará fácil de removê-las.

Acessibilidade – ajuda muito na mobilidade do jardineiro, ter um canteiro numa altura que lhe seja confortável para lidar com suas plantas.

Calor do Solo – como a drenagem é mais fácil, o solo fica mais aquecido na primavera e verão, o que ajuda no crescimento das sementes.

Raízes saudáveis – como é mais fácil manejar o solo, tornando-o mais bem nutrido, as raízes serão mais fertilizadas e o seu desenvolvimento será saudável.

Pragas – cobrir o solo do seu canteiro fica bem mais fácil. Você pode esticar um plástico por exemplo, e proteger as plantas das infestações de insetos e outras pragas.

Enfim, esse sistema de plantio é bem versátil e traz muitas possibilidades estéticas, e pode proporcionar plantas de excelente qualidade e um manejo mais agradável de lidar.

gostou do que leu? compartilhe este artigo

Salve esse Pin!

guarde a inspiração para mais tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Você não pode copiar o conteúdo desta página